Uma segunda chance

Existe uma frase de Heráclito de Éfeso, filósofo pós-socrático considerado o pai da dialética, que diz: "Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio, pois as águas jã não são as mesmas, nem a pessoa." O método consiste em um diálogo com contraposição e contradição de ideias que leva a outras ideias. Talvez o grego Heráclito não imaginasse que sua afirmação pudesse ser transportada para o mundo de hoje, especialmente nos relacionamentos, onde são cada vez mais comuns as idas e vindas de um casal. As chances de um retorno dar certo são mais de 50%, pode acreditar.



Por vezes as relações amorosas dão muitas voltas e após incontáveis encontros e desencontros acabam voltando para um mesmo ponto. Separações acontecem, pessoas ficam magoadas, terceiros são envolvidos e o tempo passa até que o casal se dá conta de que a vida com o outro era muito mais interessante e preenchedora do que a boa e velha solteirice ou a solidão disfarçada de alegria, mais conhecida como solitude. Independente do que aconteceu para o fim, quando um dos lados se dá conta de que sente falta e ainda ama o outro, o melhor passo é revelar. Até um canalha precisa de afeto.


Para um casal voltar ao ponto de onde a relação terminou (ou próximo disso) um longo caminho foi percorrido. As pessoas não são mais as mesmas, as circunstâncias mudaram, as casas e camas já não são mais as mesmas. Porém, se há amor e sentimentos verdadeiros entre o homem e a mulher (ou até mesmo entre sexos iguais) as coisas tendem a se encaixar novamente muito mais rápido. Mesmo que vez ou outra possa chegar um poeminha via celular, uma ligação pedindo explicações pelo sumiço, um convite para tomar café com terceiras intenções ou uma mensagem no Facebook postada por uma pessoa que ficou pelo caminho enquanto a reconciliação tomava forma.


A verdade é que são raras as pessoas que se complementam nesta vida. Sem cair no velho clichê das "almas gêmeas", mas os opostos dificilmente se atraem. Eles se distanciam na convivência diária. É preciso uma boa combinação de companheirismo, admiração, atração sexual e troca intelectual para fazer um relacionamento dar certo. Se esta combinação cósmica exista com uma pessoa do sexo oposto (ou em alguns casos do mesmo) é dever do ser humano lutar para que este amor aconteça.

Comentários

Anônimo disse…
Adorei!
Caren F
Carol Zogbi disse…
que lindo!!! te amooooooo! :)

Postagens mais visitadas