Por uma Porto Alegre noturna e ao ar livre

Dias desses um movimento bem interessante, capitaneado nas redes sociais, promoveu uma serenata iluminada noturna em pleno Parque Farroupilha, a querida Redenção. A ideia foi chamar a atenção da sociedade e das autoridades para a necessidade de mais segurança e iluminação no local. Com velas, celulares e algumas intervenções musicais, mais de mil pessoas pediram providências para que um dos cartões postais de Porto Alegre fique um pouco mais transitável durante a noite.


A iniciativa da galera do projeto portoalegre.cc me fez refletir sobre algo que sinto falta aqui na cidade: lugares ao ar livre. Não apenas parques, pois isso temos ótimas opções. Fico comparando Porto Alegre com grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Montevidéu, onde existem vários bares, restaurantes, anfiteatros que funcionam e são frequentados tranquilamente durante a noite. E mais, alguns foram regiões totalmente revitalizadas com este propósito, o de revigorar o local e permitir uma vida cultural noturna diversificada, ao ar livre, diminuindo a violência e trazendo benefícios para músicos, artistas e comerciantes.


Encontrar um lugar onde se possa comer ao ar livre em Porto Alegre também é uma grande dificuldade. Buteco tem aos montes, mas um lugar para sentar, curtir um sol, comer descansadamente sem hora pra sair da mesa, beber uma taça de vinho e olhar nos olhos da minha morena, isso não tem. Não sei se é pelo clima instável, mas a verdade é que há algumas poucas opções no Moinhos de Vento e na Zona Sul. Nada compatível para uma cidade que possui uma das luzes solares, e noturnas, mais bonitas do Brasil (Tanto que os publicitários sempre querem rodar comerciais por aqui).


Com um pouco de sensibilidade, empreendedorismo e vontade é possível transformar espaços escuros e ociósos de Porto Alegre em locais de convivência, arte, música e encontro entre as pessoas. Tirando os caretas de plantão (que assumem cargos em secretarias e resolvem promover caça à boemia), a maioria da população iria aplaudir de pé.

Comentários

Postagens mais visitadas