Sem-terra só devem deixar fazenda em São Borja, após audiência com Tarso Genro


As 400 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) só devem deixar a Fazenda Palermo, em São Borja, após audiência com o governador do Estado. Os agricultores querem discutir a questão com Tarso Genro e que o governo estadual finalize a desapropriação da área, de mais de mil hectares, para o assentamento de 54 famílias acampadas na região. Porém, ainda, não há resposta do Governo Estadual para a realização do encontro.

Mais 20 policiais da Brigada Militar estão no local, porém os relatos são de que a manifestação é pacífica. Por volta das 4h30, um grupo armado teria invadido a fazenda e feito como refém a família proprietária das terras. O grupo já teria deixado o local.

O impasse em relação à área existe desde o governo Olívio, quando foi iniciada a desapropriação. Hoje, mil famílias ainda vivem em beira de estrada no Rio Grande do Sul. Muitas estão acampadas há mais de 9 anos. Desde a desapropriação de parte da Fazenda Southall em São Gabriel, na Fronteira Oeste, em 2008, nenhuma família sem-terra foi assentada no Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas